terça-feira, 6 de agosto de 2013

0

Music Time: Nirvana

Salve salve povo.
Mallow na area, hoje postarei sobre uma das bandas ícones do Underground na década de 80 e 90. Falarei sobre Nirvana, uma das bandas que influenciou muitos rockeiros nessas décadas e influencia até hoje.


Nirvana foi uma banda americana de grunge (um derivado do punk rock, mas com letras mais depressivas) formada por Kurt Cobain e Krist Novoselic em Aberdeen no ano de 1971. O nome Nirvana vem do significado da palavra no budismo, que significa felicidade após a morte e o símbolo da banda acabou sendo o Smille com os olhos em x, significando um morto feliz.
  Durante os primeiros meses, a banda passou por uma série de nomes, começando como Skid Row e depois Pen Cap Chew, Bliss e Ted Ed Fred. O grupo finalmente estabeleceu-se como Nirvana, Cobain disse que foi escolhido porque "eu queria um nome que fosse uma espécie de bonito ou agradável em vez de um nome punk rock mesquinho, obsceno como Angry Samoans".
 No final da década de 1980, o Nirvana começou a se destacar na cena grunge de Seatle, onde lançaram seu primeiro álbum Bleach, pela gravadora Sub pop, que era uma gravadora independente, no ano de 1989. A banda começou a ter mais destaque pelo seu som que era as vezes músicas calma e tranquilas, outras acabavam sendo cheia de riffs de guitarra e refrões pesados.
 Depois de assinarem com a gravadora DGC Records, o grupo mostrou uma das músicas que seria adotada por muitos como o hino do grunge, a musica Smells like teen Spirit, o primeiro single do segundo álbum da banda Nevermind, isso no ano de 1991. O sucesso repentino da banda popularizou o rock alternativo no mundo todo e fez de Seatle o ponto de encontro para aqueles que curtiam um som alternativo.
 O terceiro álbum de estúdio do Nirvana. de nome In Utero (1993), mostrava um disco com som mais pesado e menos mainstream. Em Novembro do mesmo ano a MTV convidou a banda para fazer o cd Unplugged, com as músicas em uma nova roupagem e participações especiais de Smear e a celista Lori Goldston. A banda procurou se desviar da típica abordagem do show, optando por não tocar suas canções mais reconhecidas. Em vez disso, o Nirvana tocou diversas covers e convidou Cris e Curt Kirkwood do Meat Puppets para se juntar ao grupo e tocar três de suas canções.


Formação


Cobain e Novoselic conheceram-se quando estudavam na Aberdeen High, apenas de vista, de acordo com Cobain. Os dois acabaram por se tornar amigos enquanto frequentavam ensaios do Melvins (banda muito conhecida no cenário local). Cobain queria formar uma banda com Novoselic, mas Novoselic não respondia à suas propostas, que incluía entregar-lhe uma fita demo do projeto Fecal Matter.
Três anos depois dos dois se encontrarem pela primeira vez, Novoselic notificou Cobain que ele tinha ouvido finalmente a demo do Fecal Matter que Cobain lhe tinha dado, e sugere que eles comecem uma banda. Os dois recrutam Bob McFadden na bateria, mas depois de um mês, o projeto desfaz-se. No inverno de 1987, Cobain e Novoselic recrutam o baterista Aaron Burckhard. O trio ensaiava o material da demo do Fecal Matter de Cobain, mas começaram a escrever o novo material logo após a formação.

O começo do fim de Kurt Cobain


No início de 1994, a banda embarcou em uma turnê europeia. Em Roma, na manhã de 4 de março, a esposa de Cobain, Courtney Love, encontrou Cobain inconsciente em seu quarto de hotel e ele foi levado às pressas para o hospital. Um médico do hospital disse em uma conferência de imprensa que Cobain tinha reagido a uma combinação prescrita como Rohypnol e álcool. O resto da turnê foi cancelada, inclusive uma prevista para o Reino Unido.
Nas semanas seguintes, o vício de Cobain em heroína ressurgiu. Uma intervenção foi organizada, e Cobain foi convencido a admitir-se para a reabilitação de drogas. Após menos de uma semana na reabilitação, Cobain pulou o muro da instalação e pegou um avião de volta para Seattle. Uma semana depois, na sexta-feira, 8 de abril de 1994, Cobain foi encontrado morto com uma espingarda à cabeça em sua casa em Seattle (alguns dizem que a arma usada era uma pistola).



Membros


Kurt Cobain – compositor, guitarra, vocal (1987–1994)
Krist Novoselic – baixo, compositor, (1987–1994)
Dave Grohl – bateria, compositor, vocal de apoio (1990–1994)

Ex-membros


Aaron Burckhard – bateria (1987–1988)
Dale Crover – bateria (1988, 1990)
Dave Foster – bateria (1988)
Chad Channing – bateria (1988–1990)
Jason Everman – guitarra (1989)
Dan Peters – bateria (1990)
Membros das turnês[editar]
"Big" John Duncan – guitarra (1993)
Pat Smear – guitarra, vocal de apoio (1993–1994)
Lori Goldston – violoncelo (1993–1994)
Melora Creager – violoncelo (1994)

Nenhum comentário:

Postar um comentário